Sitemap

Padawan a Jedi — O caminho da força na carreira de desenvolvimento Android.

9 min readNov 30, 2022

Disclaimer: Esse caminho que vou falar aqui é baseado totalmente na minha experiência de vida, todos os relatos e sugestões são o que eu vivi no caminho e acho que outras pessoas podem se aproveitar, nenhuma verdade é absoluta mas podem servir de guia para quem estiver lendo.

Depois de seis anos trabalhando com o desenvolvimento Android e passado por tudo que é tipo de projeto nos últimos tempos tive a oportunidade de ser o mestre Jedi de alguns padawans que estão descobrindo o mundo da tecnologia e também do mundo Android. Esses jovens cheios de paixão, curiosidade, duvidas e receios me faz lembrar como eu era no inicio e como foi importante a ajuda de outros mestres para a minha evolução pessoal e profissional então creio que chegou a minha vez de guiar as novas mentes para uma realidade muitas vezes incrível mas ao mesmo tempo assustadora, frustrante e/ou desgastante.

A ideia desse artigo é dar algumas dicas as vezes técnicas as vezes pessoais sobre trilhar uma carreira com foco em desenvolvimento Android com base na minha vivencia e o que eu acho que nos dias de hoje são fundamentais para alguém que esta começando um dia se tornar o mestre Jedi da nova geração.

Um bom Jedi conhece a si mesmo melhor do que qualquer outra coisa

Busque ajuda com um psicologo. Simples porém necessário que estas palavras entrem no âmago do nosso ser e que a gente entenda elas. Quando começamos em um emprego ou qualquer coisa nova somos tomados pela ansiedade de avançar e quando não atingimos o ápice acabamos nos frustando, ficando para baixo, triste e duvidamos de nos mesmos e das nossas capacidades, esta ultima parte tem até um nome: Síndrome do Impostor.

Se você já leu ou sabe sobre essa síndrome, parabéns! Você esta um passo de formiga a frente no seu processo de evolução pessoal e profissional. Se você não sabe o que é isso sugiro que pare a leitura desse artigo e busque da internet sobre, você vai achar artigos incríveis falando como esse é um grande mal da nossa sociedade e como podemos lidar com isso no nosso dia mas sugiro ainda que você busque ajuda.

Voltando a nossa evolução, temos que entender que a gente não nasce sabendo tudo e que isso é uma das coisas mais incríveis da vida, a oportunidade de aprendermos algo novo constantemente e evoluirmos pessoalmente ou em sociedade de forma constante e eterna. Ok você deve estar achando que eu sou algum coach que estou tentando vender algum curso mas muito pelo contrário eu quero que você entenda que está tudo bem não sabermos tudo mas o que fazemos com nossa frustração é o que conta.

Uma coisa que eu sempre falo para as pessoas Junior (ou padawans) é que eu espero que elas falhem, que elas não saibam e principalmente que elas entendam que está tudo bem isso no processo delas, elas estão na base da pirâmide de crescimento, são bebes que estão saindo da maternidade e recebendo muitos estímulos e que tudo bem errarem mas elas precisam ter o psicológico de como ouvir as criticas, levantar a mão e falar que não sabem e principalmente transformar a frustração em motivação de crescimento de forma saudável.

Mas com tudo dito isso ainda existe um grande vilão que toma as mentes jovens, tomou Luke Skywalker quando enfrentou Vader pela primeira vez e com certeza vai tomar a mente de todos nós as vezes: A ansiedade. Quando somos novos achamos errado o que os mais velhos falam sobre a ansiedade, que devemos ir com calma e aproveitar o momento e que devemos absorver aquilo que estamos fazendo e aqui particularmente acho que o papel da ajuda psicológica fundamental, ela nos ensina a enfrentar nossos monstros, a internalizar as nossas falhas e principalmente a enfrentar que somos seres falhos e que devemos ser melhor todos os dias. Na tecnologia a ansiedade é nosso maior inimigo, queremos fazer algo para mostrar serviço, queremos usar coisas novas porque são tendencia mas não nos preocupamos com o amanhã ou em processar aquilo que estamos fazendo, o que me leva para o proximo ponto.

Um bom Jedi sempre tenta mesmo contra as expectativas

Mestre Yoda que me perdoe mas eu não compro a frase "Faça ou não faça, não tem tentativa". Acho que devemos tentar sempre e principalmente devemos falhar sempre que necessário pois é nas falhas que entendemos o que estamos fazendo de errado para evoluírmos constantemente.

Na carreira de T.I temos medo de falhar, pois falha representa consequências no produto que milhares de pessoas e isso remete a dinheiro e todos sabemos que é isso que conta no final do dia mas quando estamos começando nesse mundo é nos dado a possibilidade da falha controlada, onde temos mestres Jedi nos treinando e vendo nossas falhas e nos dizendo o que fazer e como fazer. Lembrem que Obi Wan treinou Luke na Millenium Falcon a caminho de Alderaan e quando Luke falhou em pressentir os lasers Obi Wan mostrou como fazer e assim deve ser a dinâmica entre os aprendizes e os mestres.

Enquanto padawans devemos sempre tentar fazer as coisas mas devemos utilizar o conhecimento de nossos mestres quando necessário e principalmente saber pedir por esses conhecimentos. Não devemos fazer exatamente o que os mestres falam pois afinal estaríamos copiando e não aprendendo e isso seria extremamente errado, digo que devemos tentar a todos os custos avançar (para quem é fã de animes como diria o comandante Erwin de Attack on Titan: "TATAKAE") e quando atingirmos nosso limite ou atingirmos a meta ouvir de nossos mestres como sermos melhor ou o porque não conseguimos avançar, processarmos isso internamente (eu falei que ajuda psicológica é importante) e avançarmos.

Quando falamos em T.I nossos avanços são traduzidos em códigos, arquiteturas, soluções de problemas entre outros pontos e issopode ser representado por um gráfico.

A evolução no treinamento Jedi mensurada em um gráfico

Ok, não tem gráfico aqui pois não sou bom em desenhar mas vou tentar explicar aqui com uma única frase.

Quanto mais código você copia mais código você corrige.

Essa frase talvez não tenha ficado tão clara mas vou tentar fazer a explicação mais longa. Quando estamos começando a programar copiamos código de forma desenfreada a fim de testar a solução dos nosso problemas e ignoramos completamente se esse código é bom ou ruim, se é performático ou não, se segue os padrões de SOLID ou não, só queremos solucionar nosso problema e seguir em frente. Isso eu culpo totalmente a maneira que universidades/escolas ensinam programação, ouvimos tanto sobre qualidade/escalabilidade no mercado mas na academia esses termos são quase um tabu.

Conforme avançamos em copiar e colar código vamos começando a ter noção do código bom/ruim e aqui atingimos o primeiro pico de crescimento pessoal: A diferenciação entre Luz e Sombras, Jedi e Sith na força que é nossa carreira mas nem tudo são flores porque na evolução falhas são importantes e aqui atingimos o novo momento: escrever código ruim.

Quando começamos a aprender diferenciar códigos bons e ruins é quando tiramos as rodinhas da bicicleta e decidimos por nós mesmo escrever nosso código e um aviso: Vai ser ruim e vai doer e tudo bem, assim como ralamos nossos joelhos levantamos e seguimos em frente seguiremos a escrever código ruim até entender que ele é ruim e começaremos a mudar ele para um código bom e aqui atingimos o segundo pico: O bom desenvolvedor mas esse não é o limite.

Um Jedi está sempre em treinamento

Robert C. Martin também conhecido como Uncle Bob diz que desenvolvedores de software são artesões ou artistas sempre em busca do aperfeiçoamento da sua arte e assim devemos ser também.

Um desenvolvedor de software lê muito mais do que escreve códigos o que pode parecer contraditório mas é a mais pura verdade. Precisamos ler documentações de bibliotecas para depois escrever código com elas, precisamos ler código existente para podermos corrigir um bug, precisamos ler exemplos de arquitetura para fazermos a nossa. A lista é gigante de exemplos mas mostra exatamente sobre a busca constante de aperfeiçoamento e como sabemos pouco quando achamos que sabemos muito e isso é a coisa na minha opinião que torna a tecnologia algo incrível: A verdade absoluta de hoje pode ser a mentira de amanhã.

Você jovem padawan tem que buscar seu conhecimento para avançar e quando você virar um Mestre Jedi a busca de conhecimento deve aumentar para você se manter atualizado e ser o farol de conhecimento da próxima geração. Para isso recomendo que busque artigos em tendências, autores conhecidos (Robert C. Martin para mim é um dos melhores junto com Martin Fowler quando falamos em qualidade de código ou Jake Wharton quando falamos em Android).

A Google pode ser o império ou a rebelião, depende de nós

A Google apesar de grande e estar na vanguarda da tecnologia é falha (e muito) quando olhamos para algumas ferramentas atuais e do passado e o que fazemos com isso depende de nós.

Quando eu comecei no desenvolvimento Android não existia Android Studio, fragmentos eram os odiados do momento, era Java e principalmente muita coisa era mal feita pela própria Google. Hoje em dia ela aprendeu com seus erros e está corrigindo eles (a passos de tartaruga mas olha só, nossa carreira também deve ser assim, evoluirmos com calma e de forma constante).

Como utilizamos essa evolução depende de nós, não é porque ela lançou uma biblioteca nova que devemos colocar ela no nosso projeto e seguir em frente, temos que entender ela, ver como ela funciona, quais são as limitações, quais serão os débitos técnicos que ela vai nos causar e principalmente precisamos saber se seremos a rebelião que luta por todos ou se será o império que é só para alguns.

Trilhe o caminho dos Sith

Existe uma grande rixa entre desenvolvedores Android e desenvolvedores iOS sobre qual ecossistema é melhor, qual linguagem é melhor (aqui serei totalmente parcial e defenderei o Kotlin mas entendo que cada um tem seus favoritos, tem quem goste de Cobol e está tudo bem).

Quando estamos falando de Android, indiretamente lidamos com iOS e vice e versa pois sempre teremos um produto que deve atingir as pessoas de forma agnóstica ao sistema operacional, teremos designers que criam experiências para as plataformas diferentes e devemos entender as particularidades e como podemos transformar isso conhecimento para futuras gerações mas devemos ter nosso próprio caminho mas devemos entender o caminho dos outros.

O melhor amigo do desenvolvedor de software é o testador de aplicações, para o desenvolvimento Android eu agrego aqui o desenvolvedor iOS, ele junto com você será quem entende de aplicativos e ele que vai ser seu sócio quando forem vender uma ideia de solução e ele será seu cumplice se ela der errada.

Quando somos padawans focamos somente para o lado jedi da força e olhamos para os Sith como um mundo a parte, distante que não faz parte da nossa realidade mas a cima de tudo devemos estar preparados pois um dia teremos que lidar com eles.

Aproveitem o caminho

Como disse antes, os mais velhos falam que devemos aproveitar a vida pois depois sentiremos remorso e o caminho tech é a mesma coisa, queremos ser produtivos e eficiente que queimamos passos importantes na jornada de conhecimento que para mim é entender as falhas e saber como corrigir elas e seguir em frente, eu sei que a ansiedade é maior que nós as vezes eu já fui um padawan e sofro com as ansiedades até hoje mas eu aprendi a domar elas, seja respirando fundo, seja internalizando as minhas falhas mas eu estou em busca constante de vencer elas.

Tenha um Hobbie

Aqui vai uma frase polêmica mas eu preciso falar para que você junior entenda: Nada e nem ninguém vale a sua sanidade mental. Sério, nada mesmo então desligue as vezes, tenha um hobbie de preferencia manual ou offline, a tecnologia não vai fugir e nem acabar se você tomar algumas horas para algo diferente e que vá trazer sua paz de espirito, sua diversão. Pode ser jogar video game, fazer uma Yoga ou simplesmente ficar jogado no sofa olhando para o teto pensando na vida o importante é o momento para si para que sua mente esteja fresca e preparada para novas informações.

Faça se ouvir

Não tenha medo de perguntar, não existe pergunta burra, burrice é não perguntar.

Quando estamos aprendendo temos medo de perguntar e isso vem da escola onde éramos motivos de piada por perguntar algo ou os colegas queriam ir embora mais cedo e você ficava perguntando algo. Pergunte 10000x se necessário mas não se deixem tomar pela vergonha de não saber, como disse antes, aprender algo novo é a beleza da vida.

O conhecimento é tudo que temos

Meu pai tinha essa frase de vida, que podemos perder tudo menos o fogo do conhecimento e acredito que isso é fundamental para nossa jornada, aprender algo novo então aproveitem e aprendam tudo que podem enquanto podem e ensinem tudo que puderem também, todos temos realidades diferentes e a troca de conhecimento é fundamental para evoluirmos pessoalmente ou profissionalmente.

Conclusão

A jornada é longa, dolorosa e complicada mas tenha em mente o seu objetivo e trabalhe por ele (papo de coach) mas vai ver que no final tudo vai dar certo e caso você tenha interesse em adentrar nesse mundo e/ou queira dicas meu contato fica totalmente aberto a lhe ajudar.

--

--

Diego Cunha
Diego Cunha

Written by Diego Cunha

Android Developer/Amateur Master Chef/Coffe Maker/Nintendo Switch Evangelist

No responses yet